80% de todo o lixo nos oceanos é plástico


Dados sobre a realidade dos oceanos


Quando começamos a estudar alguns dados sobre os nossos oceanos e quantidade de lixo que está presente dentro dele, descobrimos uma realidade assustadora.


Segundo pesquisas, a cada ano estamos colocando cerca de 8 milhões de toneladas de plástico direto em nossos oceanos. Além disso, segundo a ONU, 80% de todo esse lixo é composto de um material que já sabemos que causa terríveis problemas para o meio ambiente: o plástico. Algumas outras instituições, como o PNUMA, Programa Ambiental das Nações Unidas acredita que essa porcentagem seja ainda maior, chegando até 90% e que a quantidade de plástico nos oceanos possa triplicar até o ano de 2025. Nesse mesmo caminho, segundo a ONU, a previsão é de que no ano de 2050 a quantidade de plástico nos oceanos supere a quantidade de peixes que vivem lá.


Entre garrafas plásticas, canudos, sacos plásticos e outros objetos de mesmo material, são despejados nos nossos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas do material.


Um relatório de 2016 da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 800 espécies marinhas e costeiras são afetadas pela ingestão desses plásticos” e “Além disso, esses resíduos têm um efeito adverso nas indústrias de pesca, navegação e turismo. O relatório da ONU avalia o custo da poluição causada por detritos marinhos em US$ 13 bilhões.”

7 visualizações0 comentário